segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eu fui no BH Jazz!

Ontem fui ver o BH Jazz (1a. edição) que aconteceu na Praça da Liberdade.
Foi um festival maravilhoso do inicio ao fim.
O musico Enéias Xavier brilhou como nunca no baixo, acompanhando o Léo Gandelman e o Tulio Mourão. Foi um espetáculo!
O Jazz se derramava em cascatas de notas nos meus ouvidos.
Quero parabenizar todos os que participaram e fizeram desse evento um deleite gratuito, fechando meu domingo com chave de ouro e diamantes, com a apresentação do fabuloso GLEN DAVID ANDREWS, incrível jazz performer.
Uma verdadeira Jóia.Parabéns,amei, amei.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Caixa presente com embalagem de sabão em pó


Neste sábado dia 29/05 é o aniversário da minha sobrinha-neta Samira. Comprei um presentinho para ela. Resolvi eu mesma fazer a caixa presente reutilizando uma embalagem de sabão em pó vazia.

Materiais para fazer a embalagem:

1 caixa de sabão em pó vazia
1 folha de papel camurça
1 metro de fita
1 cartela de adesivo
1 folha de papel seda para embalagem interna
cola
criatividade e disposição!

O custo foi de R$ 2,30




Que tal presentear coms caixas para presentes feitas por você?
Adiante-se, vem ai dias comemorativos importantes.
Espero que a Samira goste e você também!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cores das lixeiras para separar o lixo a ser reutilizado ou reciclado

Hoje estou pesquisando sobre a compra de lixeiras para instalar no meu apartamento.
Resido em apto c/ cobertura e com isso facilita a permanência das lixeiras em local ao ar livre. Semanalmente enviarei a um posto de coleta de um supermercado próximo.

De início é sempre um pouco trabalhoso, mas não devemos desistir. Ai surgiu a duvida... quais as cores de lixeira que devo adquirir? Então resolvi estudar um pouco mais e descobri que
Para cada tipo de material(residuo) a ser separado existe uma cor de lixeira especifica que foi definida através da resolução do CONAMA numero 275/2001 assinada por José Sarnei Filho.
Veja na imagem abaixo, as cores. Você seria capaz de identificar cada uma delas?

Padrão de cores conforme a resolução 275/2001 - CONAMA


Azul - pepel/ papelão
Vermelho - plástico
Amarelo - metais
Verde - vidros
Preto - madeira
Laranja - residuos perigosos
Branco - residuos ambulatoriais e de serviço de saude
Roxo - residuos radioativos
Marron - residuos orgânicos
Cinza - residuos gerais não reciclado, ou misturado, ou contaminado não passível de separação

Vou escolher as cores AZUL,VERMELHA,AMARELA E VERDE.
não poderei colocar a de cor marrom, este tipo de residuo ainda tem que ser recolhido pela prefeitura.

A contribuição para a limpeza da nossa casa, comunidade, bairro, cidade, planeta, enfim VALE MAIS QUE A PENA!

Acho que o governo, juntamente com cada prefeitura deveriam realizar mais em benefício da reutilização e reciclagem. Realizando campanhas educativas e DOANDO as lixeiras para donas de casa.
Cada nova construção já deveria vir com com as lixeiras para separação do lixo em cada apartamento. Fala-se de pé direito alto, que valoriza a arquitetura e outros balangandans, mas um local adequado para a separação do plástico, da lata e do papel não existe. Deveria ser lei. As construtoras juntamente com seus magníficos arquitetos e engenheiros, bolarem uma saída para que o RICO lixo seja reaproveitado com usinas portáteis dentro dos condominios em local apropriado, gerando inclusive novos empregos.
Se existir um pouco mais de esforço, com certeza tudo será muito melhor. Ainda, se o Brasil quer estar no topo, rumo ao primeiro mundo, precisamos fazer a nossa parte.(Recado para o próximo Presidente do Brasil e seus politicos)
Vou viajar um pouco na maionese agora;
  • Imagine se cada apartamento tivesse 4 janelinhas de basculante (coloridas) próximo a cozinha onde em cada uma delas a dona de casa só jogaria ali os residuos de plastico, papel, vidro... que iria cair diretamente em um compartimento no condominio e todo o residuo passasse por uma pequena usina e já sairia totalmente reciclado para ser reutilizado... Estou sonhando? Pode ser, mas no futuro próximo, se não forem tomadas providências.... vamos afundar em nosso próprio lixo.
O comodismo urbano, a falta de educação e o desconhecimento tem que acabar.
Faço a minha parte, e você?

domingo, 23 de maio de 2010

os 3 rs do consumo sustentável

RETIREI ESTE TEXTO DO SITE reviverde.org.br
os 3 rs do consumo sustentável

1 Reduz
2 Reutiliza
3 Recicla

"Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades" (ONU, 1991, Nosso Futuro Comum)

O consumo consciente é um ato de reflexão antes do ato da compra ou do descarte de um produto qualquer.

Antes de praticar os 3 Rs que vão ajudá-lo no consumo sustentável, adote o R de REPENSAR.Verifique se o que você está comprando é necessário ou supérfluo, se é essencial para o seu bem estar ou se não passa de um impulso de compra.

Como praticar os 3 Rs da ecoeficiência:


REDUZIR:
Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens são descartáveis, é preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdício. Adote estas dicas:

.Procure sempre produtos mais duráveis;

.Compre apenas o suficiente para consumo, evite desperdício de produtos e alimentos;

.Reforme e conserte os objetos, no lugar de substitui-los por outros;

.Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não são recicláveis.

.Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, passa o shampu ou ensaboa a louça. Abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;

.Desligue a TV e apague a luz quando sair.

.Lance a moda de usar os dois lados do papel na hora de tirar fotocópias de documentos de grande volume.

.Use o verso de papéis impressos para fazer os seus rascunhos ou bloquinhos de recados.

.Recuse embrulhos e embalagens supérfluas na hora de fazer compras. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de lona para dispensar os saquinhos de plástico.

.Não jogue papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população.

Pilhas - substitua as pilhas comuns pelas recarregáveis, que têm um tempo de vida útil muito maior. Assim, você reduz o número de descarte de pilhas.

CDs - substitua a gravação de arquivos do seu computador em CD-R pelos CD-RW (regraváveis), que podem apagar e regravar várias vezes. Melhor ainda, prefira os pen drives: além de práticos de transportar, eles podem regravar e apagar os arquivos ilimitadamente. Você reduz muitos Cds que acabam indo para o lixo, quando não precisar mais daqueles arquivos que foram gravados.

REUTILIZAR:
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Veja alguns exemplos:

.Doe o que ainda pode ser usado por outras pessoas para brechós e instituições de caridade: roupas, sapatos, móveis, bijouterias, brinquedos, CDs, DVDs.

Livros escolares, romances, enciclopédias - Não jogue fora aquele livro que não quer ler mais. Doe para uma escola ou biblioteca pública. Tem muita gente que está procurando aquele livro que se encontra esquecido na sua estante.

.Aproveite tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.

RECICLAR:
Se não deu para reduzir nem reutilizar, a melhor solução é enviar as embalagens pós-consumo para a reciclagem.
Você sabia que 60% do seu lixo é reciclável, isto é, pode voltar ao seu ciclo de vida em forma de uma nova embalagem ou produto?
Garrafas de plástico, embalagens de produtos de limpeza e higiene, latinhas de ferro e alumínio, embalagens longa vida, jornais, revistas, folhetos, papéis e óleo vegetal usado podem ser encaminhados para as empresas recicladoras.

Como fazer? Veja se o seu edifício adota a coleta seletiva de lixo: você separa dentro de casa os materiais recicláveis, a equipe de limpeza recolhe e armazena.
Depois, é preciso entrar em contato com um sucateiro que vai ao seu condomínio comprar estes materiais.

Se não houver sucateiros disponíveis, junte seus materiais recicláveis limpos e secos em um saco transparente, para serem recolhidos pelo próprio caminhão da coleta seletiva de lixo da Comlurb, que faz o roteiro porta a porta em vários bairros. O recolhimento é feito uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta domiciliar. Consulte se a sua rua está neste roteiro, acessando o site www.rio.rj.gov.br/comlurb ou ligue para (21) 2204-9999.

Eco-pontos - os supermercados Extra e Wal Mart possuem coletores para entrega voluntária de todos os materiais recicláveis, inclusive óleo vegetal. Todo o material arrecadado é doado para cooperativas de catadores.
Caixa Verde - o supermercado Pão de Açúcar lançou em 2008 um projeto de reciclagem pré-consumo em 21 lojas de sua rede, para incentivar o cliente a descartar as embalagens de plástico, papelão e papel antes de levar suas compras para casa. Por exemplo, a embalagem da pasta de dente pode ser depositada na caixa verde e o cliente leva apenas o tubo. As doações são voluntárias.
Também as lojas do Boticário disponibilizam uma caixa verde para os clientes devolverem sua embalagens pós-consumo.

ATENÇÃO!
Observe a seqüência lógica da filosofia dos 3 Rs: primeiro reduzir, depois reutilizar e finalmente reciclar.
Não aumente o consumo só para ter mais material para reutilizar e reciclar!


Instituto Ambientalista da Cidade do Rio de Janeiro Pensando no amanhã, reciclamos hoje. Telefones: (21)2431-2050 / (21)8772-2300 / (21)9888-3962 E-Mail: reviverde@reviverde.org.br
Todos os Direitos Reservados

flor de jornal e jarro feito com emb cêra liquida






Pesquisando na internet sobre flores de papel encontrei como fazer rosinhas de papel, então, aproveitei meu domingo e fiz um arranjo para colocar no aparador de minha sala. os materiais são simples e o efeito é lindo.Segue a lista abaixo caso queira fazer.


Material:

1 folha de Papel Jornal

Galhos secos de arvore
1 embalagem vazia de cêra (Brilho Fácil)

um pouco de areia

tinta para artesanato na cor vermelha (camurcil)
1 pincel cerda larga
1 tesoura
1 lapis ou lapiseira

cola branca

Como fazer:

1. Retire o rótulo da embalagem de cêra, recorte a parte superior, utilize a outra parte que recortou guarde para usar como um funil.
2. coloque areia para dar peso e sustentação aos galhos secos
3. finque os galhos secos e reserve

4. recorte papel jornal no tamanho 9cmx9cm (3 recortes) e 4 recortes 13cmx13cm
passe a tinta vermelha dos dois lados dos recortes. deixe secar
5. Com o lápis, faça o desenho de um caracol e recorte. enrole a ponta até a base.. passe cola, deixe secar. as flores estão prontas.

6. distribuia de forma harmonica as rosinhas nos galhos. se preferir, voce também pode aplicar verniz brilhante em spray para prolongar a durabilidade.


Agora, (penso eu) tenho mais uma idéia para presentear a baixo custo.
Espero que tenha gostado!