quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cores das lixeiras para separar o lixo a ser reutilizado ou reciclado

Hoje estou pesquisando sobre a compra de lixeiras para instalar no meu apartamento.
Resido em apto c/ cobertura e com isso facilita a permanência das lixeiras em local ao ar livre. Semanalmente enviarei a um posto de coleta de um supermercado próximo.

De início é sempre um pouco trabalhoso, mas não devemos desistir. Ai surgiu a duvida... quais as cores de lixeira que devo adquirir? Então resolvi estudar um pouco mais e descobri que
Para cada tipo de material(residuo) a ser separado existe uma cor de lixeira especifica que foi definida através da resolução do CONAMA numero 275/2001 assinada por José Sarnei Filho.
Veja na imagem abaixo, as cores. Você seria capaz de identificar cada uma delas?

Padrão de cores conforme a resolução 275/2001 - CONAMA


Azul - pepel/ papelão
Vermelho - plástico
Amarelo - metais
Verde - vidros
Preto - madeira
Laranja - residuos perigosos
Branco - residuos ambulatoriais e de serviço de saude
Roxo - residuos radioativos
Marron - residuos orgânicos
Cinza - residuos gerais não reciclado, ou misturado, ou contaminado não passível de separação

Vou escolher as cores AZUL,VERMELHA,AMARELA E VERDE.
não poderei colocar a de cor marrom, este tipo de residuo ainda tem que ser recolhido pela prefeitura.

A contribuição para a limpeza da nossa casa, comunidade, bairro, cidade, planeta, enfim VALE MAIS QUE A PENA!

Acho que o governo, juntamente com cada prefeitura deveriam realizar mais em benefício da reutilização e reciclagem. Realizando campanhas educativas e DOANDO as lixeiras para donas de casa.
Cada nova construção já deveria vir com com as lixeiras para separação do lixo em cada apartamento. Fala-se de pé direito alto, que valoriza a arquitetura e outros balangandans, mas um local adequado para a separação do plástico, da lata e do papel não existe. Deveria ser lei. As construtoras juntamente com seus magníficos arquitetos e engenheiros, bolarem uma saída para que o RICO lixo seja reaproveitado com usinas portáteis dentro dos condominios em local apropriado, gerando inclusive novos empregos.
Se existir um pouco mais de esforço, com certeza tudo será muito melhor. Ainda, se o Brasil quer estar no topo, rumo ao primeiro mundo, precisamos fazer a nossa parte.(Recado para o próximo Presidente do Brasil e seus politicos)
Vou viajar um pouco na maionese agora;
  • Imagine se cada apartamento tivesse 4 janelinhas de basculante (coloridas) próximo a cozinha onde em cada uma delas a dona de casa só jogaria ali os residuos de plastico, papel, vidro... que iria cair diretamente em um compartimento no condominio e todo o residuo passasse por uma pequena usina e já sairia totalmente reciclado para ser reutilizado... Estou sonhando? Pode ser, mas no futuro próximo, se não forem tomadas providências.... vamos afundar em nosso próprio lixo.
O comodismo urbano, a falta de educação e o desconhecimento tem que acabar.
Faço a minha parte, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário