quarta-feira, 2 de junho de 2010

Olhe, óleo de cozinha é reciclável!


óleo de cozinha saturado
Olhe, o óleo é reciclável!

Você sabia que 1 litro de óleo de cozinha saturado (usado) contamina cerca de 10.000 litros de agua potável?

E que impermiabiliza o solo impedindo a infiltração da água se for descartado no chão?


Lendo uma publicação da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte/ Secretaria de Meio Ambiente) Lucilene dos Santos, Gerente de Educação Ambiental da SMMA, faz questão de ressaltar que “o óleo de cozinha jogado na pia


ou diretamente no solo é um dos maiores vilões ambientais nos grandes centros urbanos cuja única solução é a reciclagem. Para se ter uma noção, um litro de óleo saturado contamina cerca de 10.000 litros de água potável, sem contar na contribuição para as enchentes cada vez piores, pois o óleo tem o poder de impermeabilizar o solo, ou seja, não deixa a água se infiltrar.
Existem várias maneiras de reaproveitar este produto sem dar prejuízos ao meio ambiente. Para ficar em alguns exemplos, ele pode ser utilizado na fabricação de ração animal ou na produção de biodiesel”.

Acrescento de minha parte: Detergente, resina para tintas, glicerina, dentre outros inumeros produtos, inclusive sabão, que você mesma pode fazer em sua casa para reutilizar o óleo.

Lucielene Santos explicou ainda que, seguindo os princípios que vêm norteando o Programa AmbientAÇÃO, o objetivo é o de que, brevemente, este processo de recolhimento de óleo saturado seja estendido a todos os órgãos da administração pública municipal, com atenção muito especial à rede pública de ensino.
Dando continuidade às ações de implementação do Programa AmbientAÇÃO, a SMMA passou a contar em seu prédio (Av. Afonso Pena, 4.000) com um equipamento especial para o recolhimento de óleo de cozinha saturado. Em princípio, estarão envolvidas na iniciativa, não somente as gerências da SMMA como todas as secretárias e entidades instaladas no mesmo prédio, permitindo ainda a sua utilização pela população do seu entorno.


Eu faço a minha parte, e você?
"repense em suas atitudes e ajude a mudar o mundo com pequenos atos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário