terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Garrafas de cerveja não retornáveis - isso é legal?

O que podemos fazer com as garrafas de cervejas Heineken  não retornáveis?

Embora estas garrafas vendidas no mercado tenham como destino imediato o lixo, podemos ter uma certa tranquilidade a nível de consciência ecológica pois as mesmas, assim como diversos tipos de vidro SÃO RECICLÁVEIS. No final desta matéria vou deixar para vocês um artigo muito interessante que encontrei no  site planeta reciclável, para que possam pesquisar e saber mais sobre vidros.

Antes de descartá-las, convém colocá-las separadamente em sacolas, afim de facilitar a separação quando chegarem em seu destino até o o centro de municiamento de lixo de sua cidade.

Bem, pensando na situação do " não retornável", inicialmente dá-se a impressão que as industrias de vidro e cerveja não estão preocupadas com a quantidade de tais materiais produzidos e lançados no mercado em grande escala. Chega a cheirar como uma  "irresponsabilidade social" e ecológica. Com esta atitude, pagamos um preço mais alto que se possa imaginar.

Consumi nesta semana tal cerveja, com tal garrafa não retornável. Ficaram encostada em um canto da cozinha após serem esvaziadas. Pensei em uma forma de não colocar todas no lixo.  Então me veio esta ideia:
Lavei bem as garrafas e enchi com água limpa! Fiz um orifício na terra e enterrei parcialmente as garrafas de boca para baixo. Resultado: a terra ficará úmida por alguns dias e  não precisará molhar todos os dias. Ideal para quem vai viajar e não pode regar as plantas diariamente.
 Como aqui em Belo Horizonte está um calor insuportável, as plantinhas no jardim sofrem as consequências. Tive essa ideia, e das 06 garrafas que comprei, 04 foram parar na jardineira. As duas que sobraram, devo colocar óleo usado e tampar com uma rolha e entregar em um ponto de coleta. Acredito que com esse pequeno gesto, vamos ajudando a natureza. 

Reciclar é chique! Reciclar é arte e educação. Indica que possuímos muito mais que uma vidinha comum e despreocupada com o nosso próximo, com a comunidade e este planeta, lugar onde vivemos.  

Eu faço a minha parte, e você?!
curta a pagina Recicla com Arte no Facebook

busque mais informações sobre vidro em
http://www.planetareciclavel.com.br/desperdicio_zero


Um comentário:

  1. Achei um absurdo isso,tem q retornar, imagina como ficará o meio ambiente, pois ja encontrei garrafas dessas jogadas na rua.

    ResponderExcluir